↑ Voltar para Sobre o SIMMAM

O que é?

O Sistema de Monitoramento de Mamíferos Marinhos – SIMMAM – é um sistema de informação geográfica que coleta e armazena informações sobre avistagens, capturas acidentais e encalhes de mamíferos aquáticos. Desde 2002, ele vem sendo desenvolvido pelo Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar – CTTMar, da UNIVALI em uma parceria do Laboratório de Oceanografia Biológica com o Laboratório de Computação Aplicada.

O SIMMAM permite a inserção e a recuperação de dados georreferenciados servindo como uma ferramenta de estudo da distribuição e de padrões de ocupação dos mamíferos aquáticos na costa brasileira e em águas adjacentes. Ainda, o sistema possibilita um maior intercâmbio de informações entre pesquisadores, pois permite o compartilhamento de informações entre os diferentes usuários, subsidiando o desenvolvimento de estratégias de proteção, conservação e manejo dessas espécies.

O sistema de informação é baseado em tecnologias opensource e mapserver, e permite o compartilhamento de informações geocodificadas entre os participantes de uma rede de observação, com o máximo nível de segurança. Estas tecnologias possibilitam, entre outros, o baixo custo operacional, um código aberto, suporte coletivo ao desenvolvimento e a inserção de cartas temáticas como Mapas de Sensibilidade Ambiental e Unidades de Conservação.

O Centro Nacional de Pesquisa, Conservação e Manejo de Mamíferos Aquáticos – CMA, um dos centros especializados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, vem concentrando esforços para a atuação da Rede de Encalhe de Mamíferos Aquáticos do Brasil – REMAB. O objetivo desta Rede é centralizar e compartilhar as informações geradas pelas diversas instituições que atuam na pesquisa de mamíferos aquáticos ao longo da costa brasileira, objetivando elaborar estratégias de ação mediante eventos de encalhe e aumentar os esforços para conservação das espécies mais ameaçadas.

Através de um Acordo de Cooperação Técnica entre a UNIVALI e o Centro Mamíferos Aquáticos – CMA/ICMBio, pretende-se a utilização do SIMMAM como o banco de dados oficial da Rede de Encalhe de Mamíferos Marinhos do Brasil – REMAB. Tal instrumento possibilitará não somente a formação de um grande centro de informações técnicas sobre os mamíferos marinhos que ocorrem em águas brasileiras, mas também contribuirá para subsidiar e agilizar as decisões de proteção, manejo e conservação das espécies.