Mamíferos Aquáticos do Brasil

Estas páginas buscam apresentar informações básicas sobre os mamíferos aquáticos que tem ocorrência confirmada para águas brasileiras e adjacentes. Os seguintes grupos de mamíferos aquáticos tem registros para o Brasil:

Clique nos nomes dos grupos ou use o menu superior para acessar as páginas com informações específicas de cada grupo.

As informações que são apresentadas neste site foram compiladas de diversas fontes e não buscam ser uma revisão sobre as espécies e sim um guia genérico. Para mais detalhes, recomendamos  que sejam buscadas informações em livros e artigos técnicos. Os seguintes livros são ótimos guias que tratam de todas as espécies:

Biology of Marine Mammals – Reynolds & Rommel (eds.) (1999)

Guide to the Marine Mammals of the World – Reeves et al (2002)

Encyclopedia of Marine Mammals, 2a ed. – Perrin et al. (eds.) (2008)

[notice]ATENÇÃO: estas páginas ainda estão sendo editadas. Em breve teremos mais informações sobre as espécies[/notice]

Cetáceos

Os cetáceos são um grupo de animais que englobam as baleias, botos e golfinhos, mamíferos exclusivamente aquáticos. Até o séc. XX eram incluídos na “Ordem Cetacea”, entretanto, diversos trabalhos publicados no final do séc. XX e início do séc. XXI mostraram a proximidade dos cetáceos e dos artiodáctilos.  Atualmente se considera que ambos devem estar …

Ver página »

Mustelídeos

Características Físicas Os mustelídeos constituem uma família de mamíferos da ordem dos carnívoros, bastante diversificada e com ampla distribuição geográfica. As lontas possuem tipicamente patas curtas, corpo alongado e uma cauda comprida. As orelhas são arredondadas e o focinho é afilado. Uma das características mais marcantes do grupo é a sua pelagem espessa de coloração …

Ver página »

Pinípedes

Características Físicas Os pinípedes constituem um grupo de mamíferos carnívoros aquáticos adaptados à vida aquática, mas que ainda possuem capacidade de ocupar o ambiente terrestre. O termo “pinípede” decorre do formato dos membros anteriores e posteriores dos animais, os quais são constituídos por nadadeiras (pina = pena; podos = pés) com dedos compridos e unidos …

Ver página »

Sirênios

SIRÊNIOS Os peixes-boi, tanto marinhos como de água doce, estão incluídos na ordem Sirenia. Os sirênios são os únicos mamíferos aquáticos herbívoros, tendo vida longa, baixa taxa reprodutiva e com ampla distribuição nas regiões tropicais. Assim como os cetáceos são exclusivamente aquáticos e ao longo de sua evolução perderam as patas traseiras, se locomovendo através …

Ver página »