Cetáceos

Os cetáceos são um grupo de animais que englobam as baleias, botos e golfinhos, mamíferos exclusivamente aquáticos. Até o séc. XX eram incluídos na “Ordem Cetacea”, entretanto, diversos trabalhos publicados no final do séc. XX e início do séc. XXI mostraram a proximidade dos cetáceos e dos artiodáctilos.  Atualmente se considera que ambos devem estar juntos dentro da Ordem Cetartiodactyla, ficando os cetáceos na Infraordem Cetacea. Neste site estamos utilizando a classificação adotada pelo comitê de taxonomia da Society for Marine Mammalogy, e pelo World Register of Marine Species – WoRMS.

Os primeiros cetáceos, os arqueocetos (Archaeoceti, extintos), surgiram há aproximadamente 55 milhões de anos (Eoceno) no extinto Mar de Tethys. Estes possuíam características intermediárias entre os ancestrais terrestres e os cetáceos atuais: os odontocetos (Superfamília Odontoceti) e os misticetos (Superfamília Mysticeti), que surgiram há cerca de 4 ou 5 milhões de anos.

Ao longo da costa brasileira são encontradas 45 espécies de cetáceos entre odontocetos e misticetos.

Características físicas

Os cetáceos possuem diversas características físicas comuns desenvolvidas como resultado da adaptação ao modo de vida essencialmente aquático. São elas:

  • corpo alongado e hidrodinâmico;
  • ausência de membros posteriores externos;
  • membros anteriores modificados em nadadeiras peitorais;
  • nadadeiras caudais horizontais e pedúnculo caudal muscular que possibilita a propulsão;
  • pele lisa e sem pêlos;
  • ausência de ouvido externo;
  • glândulas mamárias, genitais e aparelho excretor internalizados para reduzir o atrito e evitar a perda de calor;
  • espessa camada de gordura.
Distribuição geográfica e habitat

Os cetáceos são encontrados em todo o mundo. Algumas espécies são encontradas apenas em rios, outras em regiões estuarinas e costeiras, podendo adentrar em rios e ocasionalmente se afastarem da costa, mas a grande maioria das espécies são oceânicas, efetuando grandes deslocamentos diários e/ou sazonais.

 

Superfamília Mysticeti

Superfamília Odontoceti

Baleia jubarte saltando
Fonte: Wikimedia Commons

Links Externos:

Tree of Life Project

Encyclopedia of Life

World Register of Marine Species – WoRMS

Society for Marine Mammalogy – taxonomia

 

Mysticeti

A superfamília Mysticeti engloba todas as grandes baleias que possuem barbatanas, estruturas córneas semelhantes as nossas unhas que pendem da maxila superior em ambos os lados da boca. Tais estruturas funcionam como um aparelho filtrador por meio do qual as baleias capturamseu alimento (pequenos peixes e zooplâncton) ao ingerir a água do mar. A forma, o …

Ver página »

Odontoceti

A sub-ordem Odontoceti inclui todos os cetáceos que possuem dentes. Cerca de 35 espécies de odontocetos distribuídas em 6 famílias já foram avistadas em águas brasileiras. Características Físicas Os odontocetos podem atingir um comprimento que varia de 1,5 m a 17 m. Os machos são geralmente maiores que as fêmeas. A presença de dentes de …

Ver página »