Mustelídeos

Características Físicas

Os mustelídeos constituem uma família de mamíferos da ordem dos carnívoros, bastante diversificada e com ampla distribuição geográfica. As lontas possuem tipicamente patas curtas, corpo alongado e uma cauda comprida. As orelhas são arredondadas e o focinho é afilado. Uma das características mais marcantes do grupo é a sua pelagem espessa de coloração e texturas variadas. Os mustelídeos são animais de pequeno a médio porte, desde a doninha anã (Mustela nivalis) do tamanho de um rato ao glutão (Gulo gulo) de cerca de 25 kg. Este grupo inclui animais bem conhecidos como os texugos, as doninhas e as lontras.

Distribuição geográfica e hábitat
O grupo tem representantes em todos os continentes, à exceção da Oceania, e vivem em  habitats diversificados como áreas costeiras, zonas montanhosas, o rios e lagos.

Subfamília Lutrinae

Lutrinae

A subfamília Lutrinae engloba as lontras, que tem hábitos semi-aquáticos. Existem seis gêneros de lontras com um total de dezoito espécies que se dispersam desde a América do Norte à America do Sul, Europa e Ásia. No Brasil, ocorrem duas espécies: a ariranha (Pteronura brasiliensis) e a lontra (Lontra longicaudis). Lontra longicaudis (lontra) Características Físicas …

Ver página »