jan 16

SIMMAM passou do 30.000 registros!

No segundo semestre de 2018 o banco de dados do SIMMAM passou da marca de 30.000 registros de mamíferos marinhos na costa brasileira. Atualmente o banco conta com 422 capturas acidentais, 11.838 encalhes e 22.191 avistagens,

Esses números são fruto da colaboração de pesquisadores, empresas e voluntários que disponibilizaram os dados gerados em seus projetos e no dia a dia de suas atividades. Esses registros são utilizados pelo ICMBio e pelo IBAMA para melhorar a gestão da fauna no Brasil.

Obrigado a todos os que colaboraram ao longo destes anos!

abr 23

SIMMAM é notícia na Ciência Hoje

Na edição 323 (vol. 54) da revista Ciência Hoje, o SIMMAM foi o tema de uma notícia dentro da seção “Em Dia”. Muito obrigado à CH pelo reconhecimento.

Reportagem SIMMAM Ciencia Hoje 2015

set 24

Trabalho sobre o SIMMAM é premiado na Rio Oil&Gas2014

Premio Plinio Cantanhede 2014

O trabalho “SIMMAM – sistema de apoio ao monitoramento de mamíferos marinhos: uma nova ferramenta para a gestão ambiental” que foi apresentado na Rio Oil&Gas 2012, recebeu o Prêmio Plinio Cantanhede na Rio Oil&Gas 2014. O Prêmio Plínio Cantanhede tem o objetivo de premiar o autor do melhor trabalho técnico apresentado em um dos eventos do IBP. O prêmio foi entregue ao primeiro autor, André S. Barreto, na sessão de encerramento da Rio Oil&Gas2014, no dia 18/09/2014. O artigo que recebeu o prêmio pode ser encontrado clicando em IBP1465_12.pdf.

Premio Plinio Cantanhede 2014 cerimonia01

out 10

3o workshop da rede ocorreu durante o VII ENCOPEMAQ

Entre os dias 2 e 4 de outubro de 2013 ocorreu o 3o workshop do projeto “Rede para o Mapeamento da Biodiversidade de Mamíferos Marinhos na Costa Brasileira”. Durante o evento estiveram presentes quase 50 pesquisadores de instituições de todo o litoral brasileiro, para discutir os resultados obtidos pelo projeto até o momento e estabelecer metas para o próximo ano. O workshop aconteceu em paralelo ao VII Encontro de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (ENCOPEMAQ), organizado pela UNISINOS, na cidade de  São Leopoldo,RS.

O workshop foi fundamental para que os pesquisadores se atualizassem sobre as ações desenvolvidas por cada instituição e estruturassem parcerias para novos projetos de pesquisa. Além disso foi decidido que se tentará fazer o detalhamento da distribuição de algumas espécies, e para tanto os pesquisadores organizaram grupos de trabalho que irão fazer a revisão dos registros existentes para estas espécies. Com isso se espera conseguir atingir plenamente as metas estabelecidas para o projeto até o final de sua execução.

3o workshop plenaria

O projeto “Rede para o Mapeamento da Biodiversidade de Mamíferos Marinhos na Costa Brasileira” tem o apoio do CNPq e da FAPESC através do Edital MCT/CNPq/MMA/MEC/CAPES/FNDCT – Ação Transversal/FAPs Nº 47/2010, fazendo parte do SISBIOTA Brasil.

ago 14

Video de palestra sobre o SIMMAM disponível on-line

No meio de maio o Dr. Rafael Sperb fez uma apresentação sobre o SIMMAM dentro do simpósio Geotecnologias para a Gestão de Áreas Marinhas e Costeiras: Integração e Compartilhamento de Dados na Web – GEOTECMAR. A apresentação foi filmada pela organização do evento que recentemente a disponibilizou on-line no YouTube.

Caso queiram assistir à apresentação do trabalho, acesse o link http://youtu.be/FKiVW_Mom94 e também é possível fazer o download dos slides apresentados clicando aqui.

geotecmar

abr 15

SIMMAM atualizado

[important]Desde o dia 10/04/2013 está disponível para uso a nova versão do SIMMAM. Foram feitas diversas atualizações internas, ligadas a estabilidade e segurança, mas a principal novidade é a possibilidade de inserção de dados atrvés da importação de planilhas eletrônicas.[/important]

Para utilizar esta funcionalidade o usuário cadastrado deverá entrar no sistema e clicar na opção “Cadastros”. Ali aparecerão links para o envio de planilhas (formato CSV: comma separated values) com os dados. As planilhas deverão ter as variáveis em formato e sequencia específicos para que possam ser importadas corretamente. Para os interessados em utilizar esta ferramenta, por favor entrem em contato com os administradores do SIMMAM para que seja enviado o template de planilha.

mar 20

Elefante-marinho aparece em Santa Catarina e é notícia em todo o Brasil

Neste sábado (16/03/2013) um macho juvenil de elefante-marinho (Mirounga leonina) chegou à praia de Balneário Camboriú (SC), chamando muita atenção dos banhistas e transeuntes. Diversas pessoas fotografaram o mesmo e este registro acabou sendo divulgado em rede nacional por diversos meios de comunicação.

No dia 18/03 ele foi reavistado, entrando no Rio Camboriú. O animal subiu o rio por mais de 5km e encontrou um lugar calmo para descansar. Na tarde de 19/03, o biol. André Barreto (CTTMar-UNIVALI, coordenador do projeto SIMMAM) e a veterinária Cristiane Kolesnikovas (R3 Animal) estiveram no local para avaliar o estado de saúde. Aparentemente o animal está bem e por isso foi recomendado que as pessaos se mantivessem afastadas para que ele pudesse descansar. Ao longo da semana o mesmo será reavaliado para se decidir se novas ações são necessárias.

Foto do elefante-marinho no dia 16/03 publicada no http://g1.globo.com/sc

Quando ele estava próximo da rua, alguma pessoa disse que o animal precisava ficar molhado, fazendo com que voluntários ficassem jogando água com baldes no animal. Apesar de bem intencionados, através das fotos veiculadas fica claro que tal atitude deixou o elefante-marinho muito estressado.

Os pinípedes são animais que saem regularmente da água e por isso estão adaptados a ficar com a pele seca. É muito comum vermos focas, leões-marinhos e lobos-marinhos descansando fora d’água por longos períodos. Geralmente depois de algumas horas ou até alguns dias, eles voltam para o mar. A presença deles é regular  na costa dos estados do sul do Brasil e é importante que a população esteja consciente do que deve ser feito.

Caso você encontre um pinípede em uma praia faça o seguinte:

  • Mantenha distância e não faça barulhos altos – estes animais estão na praia para descansar, portanto dê espaço para eles e não se aproxime;
  • Não tente molha-los ou dar alimentos – algumas vezes eles saem da água para se secar e aquecer, por isso molha-los só irá prejudica-los. Do mesmo modo, se eles estão querendo descansar, não adianta dar alimento, pois não irão comer;
  • Comunique as autoridades – entre em contato com o corpo de bombeiros, polícia ambiental, secretaria de meio-ambiente, IBAMA/ICMBio ou com uma instituição de pesquisa de sua região (veja algumas na página de parceiros) – é muito importante que as autoridades saibam que o animal está na praia e possam monitora-lo para tomar as providências necessárias.

Acesse o mapa do SIMMAM e veja os diversos registros de pinípedes feitos pelas diversas instituições que colaboram com o projeto.

 

simmam

Registros no SIMMAM

dez 20

2o Workshop SIMMAM/SISBIOTA

Durante a semana do dia 10 ao dia 14 de Dezembro de 2012, foi realizado em Balneário Camboriú o 2o Workshop da Rede para o Mapeamento da Biodiversidade de Mamíferos Marinhos na Costa Brasileira. Nos primeiros dois dias foi realizada a reunião do projeto e nos dois dias seguintes foi feita a reunião anual da REMAB – Rede de Encalhes de Mamíferos Aquáticos do Brasil.

Estiveram presentes na reunião 38 pesquisadores, representantes das instituições participantes do projeto SIMMAM/SISBIOTA e de instituições que fazem parte da REMAB. Os participantes representavam ONGs, universidades e órgãos governamentais, vindos de todo o Brasil.

Durante este workshop foram apresentados os resultados do projeto até o momento da reunião. Até dezembro de 2012 havia 46 usuários cadastrados e 7878 registros no SIMMAM, evidenciando o sucesso do projeto.

Participantes do 2o Workshop e da Reunião Anual da REMAB

Esta reunião teve apoio do CNPq e da FAPESC, dentro do Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES/FNDCT – Ação Transversal/FAPs Nº 47/2010 – Sistema Nacional de Pesquisa em Biodiversidade – SISBIOTA BRASIL. A reunião foi executada pela equipe da T&M Eventos.

out 04

Trabalho sobre o SIMMAM recebe prêmio na Rio Oil & Gas 2012

Durante o Rio Oil & Gas 2012 Rafael Sperb apresentou o trabalho “SIMMAM – Sistema de Apoio ao Monitoramento de Mamíferos Marinhos: Uma Nova Ferramenta Para a Gestão Ambiental” que apresenta o SIMMAM e sua integração com o processo de licenciamento ambiental da indústria de óleo e gás. Os organizadores do evento consideraram o trabalho como de “elevado padrão” e conferiram uma menção honrosa para o mesmo.

Mencao Honrosa SIMMAM

 

jun 29

SIMMAM desenvolve projeto com iNaturalist

O SIMMAM está em discussões com o iNaturalist para integrar esforços de observadores voluntários na identificação de mamíferos marinhos.

O iNaturalist é uma iniciativa que busca utilizar o público em geral para identificar a ocorrência de organismos ao redor do planeta. Cada usuário cadastrado no iNaturalist pode inserir registros de animais que observou, fazendo o upload de uma foto do mesmo e informando o local onde foi avistado. O projeto disponibiliza ainda aplicativos de celular (iPhone e Android) que permitem que as pessoas cadastrem avistagens direto do celular, sem precisar de um computador.

Uma vez que o SIMMAM tem objetivos parecidos, estamos vendo como inserir dados do iNaturalist no SIMMAM. Inicialmente foi criado um ‘projeto’ dentro do iNaturalist que permitirá às pessoas vincular suas observações dentro do iNaturalist ao SIMMAM. Posteriormente essas observações estarão disponíveis diretamente no mapa do SIMMAM.

Posts mais antigos «