Desde o dia 11 de julho que a MapQuest descontinuou o serviço que o SIMMAM utilizava para o mapa base. Mais informações podem ser obtidas em
Estamos trabalhando para resolver este problema
jul 20
Desde o dia 11 de julho que a MapQuest descontinuou o serviço que o SIMMAM utilizava para o mapa base. Mais informações podem ser obtidas em
Estamos trabalhando para resolver este problema
abr 29
Desde ontem, 29/04, está no ar a nova versão do mapa para visualização de registros cadastrados no SIMMAM. Esta nova versão foi desenvolvida em parceria com a Geosapiens, utilizando HTML5 e OpenLayers 3.0, o que torna o carregamento do mapa e dos pontos muito mais rápido.
Parceria:
set 24
O trabalho “SIMMAM – sistema de apoio ao monitoramento de mamíferos marinhos: uma nova ferramenta para a gestão ambiental” que foi apresentado na Rio Oil&Gas 2012, recebeu o Prêmio Plinio Cantanhede na Rio Oil&Gas 2014. O Prêmio Plínio Cantanhede tem o objetivo de premiar o autor do melhor trabalho técnico apresentado em um dos eventos do IBP. O prêmio foi entregue ao primeiro autor, André S. Barreto, na sessão de encerramento da Rio Oil&Gas2014, no dia 18/09/2014. O artigo que recebeu o prêmio pode ser encontrado clicando em IBP1465_12.pdf.
out 10
Entre os dias 2 e 4 de outubro de 2013 ocorreu o 3o workshop do projeto “Rede para o Mapeamento da Biodiversidade de Mamíferos Marinhos na Costa Brasileira”. Durante o evento estiveram presentes quase 50 pesquisadores de instituições de todo o litoral brasileiro, para discutir os resultados obtidos pelo projeto até o momento e estabelecer metas para o próximo ano. O workshop aconteceu em paralelo ao VII Encontro de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (ENCOPEMAQ), organizado pela UNISINOS, na cidade de São Leopoldo,RS.
O workshop foi fundamental para que os pesquisadores se atualizassem sobre as ações desenvolvidas por cada instituição e estruturassem parcerias para novos projetos de pesquisa. Além disso foi decidido que se tentará fazer o detalhamento da distribuição de algumas espécies, e para tanto os pesquisadores organizaram grupos de trabalho que irão fazer a revisão dos registros existentes para estas espécies. Com isso se espera conseguir atingir plenamente as metas estabelecidas para o projeto até o final de sua execução.
O projeto “Rede para o Mapeamento da Biodiversidade de Mamíferos Marinhos na Costa Brasileira” tem o apoio do CNPq e da FAPESC através do Edital MCT/CNPq/MMA/MEC/CAPES/FNDCT – Ação Transversal/FAPs Nº 47/2010, fazendo parte do SISBIOTA Brasil.
ago 14
No meio de maio o Dr. Rafael Sperb fez uma apresentação sobre o SIMMAM dentro do simpósio Geotecnologias para a Gestão de Áreas Marinhas e Costeiras: Integração e Compartilhamento de Dados na Web – GEOTECMAR. A apresentação foi filmada pela organização do evento que recentemente a disponibilizou on-line no YouTube.
Caso queiram assistir à apresentação do trabalho, acesse o link http://youtu.be/FKiVW_Mom94 e também é possível fazer o download dos slides apresentados clicando aqui.
abr 15
[important]Desde o dia 10/04/2013 está disponível para uso a nova versão do SIMMAM. Foram feitas diversas atualizações internas, ligadas a estabilidade e segurança, mas a principal novidade é a possibilidade de inserção de dados atrvés da importação de planilhas eletrônicas.[/important]
Para utilizar esta funcionalidade o usuário cadastrado deverá entrar no sistema e clicar na opção “Cadastros”. Ali aparecerão links para o envio de planilhas (formato CSV: comma separated values) com os dados. As planilhas deverão ter as variáveis em formato e sequencia específicos para que possam ser importadas corretamente. Para os interessados em utilizar esta ferramenta, por favor entrem em contato com os administradores do SIMMAM para que seja enviado o template de planilha.
mar 20
Neste sábado (16/03/2013) um macho juvenil de elefante-marinho (Mirounga leonina) chegou à praia de Balneário Camboriú (SC), chamando muita atenção dos banhistas e transeuntes. Diversas pessoas fotografaram o mesmo e este registro acabou sendo divulgado em rede nacional por diversos meios de comunicação.
No dia 18/03 ele foi reavistado, entrando no Rio Camboriú. O animal subiu o rio por mais de 5km e encontrou um lugar calmo para descansar. Na tarde de 19/03, o biol. André Barreto (CTTMar-UNIVALI, coordenador do projeto SIMMAM) e a veterinária Cristiane Kolesnikovas (R3 Animal) estiveram no local para avaliar o estado de saúde. Aparentemente o animal está bem e por isso foi recomendado que as pessaos se mantivessem afastadas para que ele pudesse descansar. Ao longo da semana o mesmo será reavaliado para se decidir se novas ações são necessárias.
Quando ele estava próximo da rua, alguma pessoa disse que o animal precisava ficar molhado, fazendo com que voluntários ficassem jogando água com baldes no animal. Apesar de bem intencionados, através das fotos veiculadas fica claro que tal atitude deixou o elefante-marinho muito estressado.
Os pinípedes são animais que saem regularmente da água e por isso estão adaptados a ficar com a pele seca. É muito comum vermos focas, leões-marinhos e lobos-marinhos descansando fora d’água por longos períodos. Geralmente depois de algumas horas ou até alguns dias, eles voltam para o mar. A presença deles é regular na costa dos estados do sul do Brasil e é importante que a população esteja consciente do que deve ser feito.
Caso você encontre um pinípede em uma praia faça o seguinte:
Acesse o mapa do SIMMAM e veja os diversos registros de pinípedes feitos pelas diversas instituições que colaboram com o projeto.
dez 20
Durante a semana do dia 10 ao dia 14 de Dezembro de 2012, foi realizado em Balneário Camboriú o 2o Workshop da Rede para o Mapeamento da Biodiversidade de Mamíferos Marinhos na Costa Brasileira. Nos primeiros dois dias foi realizada a reunião do projeto e nos dois dias seguintes foi feita a reunião anual da REMAB – Rede de Encalhes de Mamíferos Aquáticos do Brasil.
Estiveram presentes na reunião 38 pesquisadores, representantes das instituições participantes do projeto SIMMAM/SISBIOTA e de instituições que fazem parte da REMAB. Os participantes representavam ONGs, universidades e órgãos governamentais, vindos de todo o Brasil.
Durante este workshop foram apresentados os resultados do projeto até o momento da reunião. Até dezembro de 2012 havia 46 usuários cadastrados e 7878 registros no SIMMAM, evidenciando o sucesso do projeto.
Esta reunião teve apoio do CNPq e da FAPESC, dentro do Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES/FNDCT – Ação Transversal/FAPs Nº 47/2010 – Sistema Nacional de Pesquisa em Biodiversidade – SISBIOTA BRASIL. A reunião foi executada pela equipe da T&M Eventos.
out 04
Durante o Rio Oil & Gas 2012 Rafael Sperb apresentou o trabalho “SIMMAM – Sistema de Apoio ao Monitoramento de Mamíferos Marinhos: Uma Nova Ferramenta Para a Gestão Ambiental” que apresenta o SIMMAM e sua integração com o processo de licenciamento ambiental da indústria de óleo e gás. Os organizadores do evento consideraram o trabalho como de “elevado padrão” e conferiram uma menção honrosa para o mesmo.