Sirênios

SIRÊNIOS

Os peixes-boi, tanto marinhos como de água doce, estão incluídos na ordem Sirenia. Os sirênios são os únicos mamíferos aquáticos herbívoros, tendo vida longa, baixa taxa reprodutiva e com ampla distribuição nas regiões tropicais. Assim como os cetáceos são exclusivamente aquáticos e ao longo de sua evolução perderam as patas traseiras, se locomovendo através do batimento de nadadeiras caudais.

Em todo o mundo existem quatro espécies de sirênios divididas em duas famílias: Trichechidae (3 espécies) e Dugongidae (1 espécie). O Brasil é o único país onde ocorrem duas espécies, ambas da família Trichechidae: o peixe-boi marinho (Trichechus manatus) e o peixe-boi-da-amazônia (Trichechus inunguis).

As outras espécies ocorrem na costa da África (Trichechus senegalensis) e na região costeira do Indo-Pacífico (Dugong dugon).

Para maiores informações sobre a família de sirênios clique no link abaixo:

Família Trichechidae

Trichechidae

Trichechus inunguis (peixe-boi da amazônia) Características Físicas O peixe-boi-da-amazônia é o menor dos peixes-bois, sendo essencialmente fluvial. Atinge no máximo três metros de comprimento e pode pesar até 450 kg. Seu corpo é robusto e em forma de fuso, com a pele grossa e cor que pode variar de cinza-escuro a negra. Diferencia-se das demais …

Ver página »