↑ Voltar para Odontoceti

Phocoenidae

Phocoena spinipinnis (Golfinho-de-burmeister, golfinho-de-dorsal-espinhosa)

Características Físicas

Golfinho pequeno e robusto atingindo no máximo 2m quando adultos. O comprimento médio é de aproximadamente 1,5m. A cabeça é pequena e arredondada. Um bico definido está ausente. A linha da boca é pequena e ligeiramente curva para cima. As nadadeiras peitorais são grandes e arredondadas nas pontas. A nadadeira dorsal, situada após o meio do dorso, próximo à nadadeira caudal é levemente inclinada para frente. Tem um formato de um triângulo reto de base larga e sua borda superior é geralmente convexa apresentando pequenos tubérculos ou espinhos. O nome golfinho-de-dorsal-espinhosa adotado em alguns locais deve-se à nadadeira dorsal característica da espécie. A coloração é escura e homogênea, podendo parecer cinza ou preta conforme a incidência de luz. A região da barriga é ligeiramente mais clara. Ao redor dos olhos geralmente existe uma mancha circular mais escura. Os dentes são achatados lateralmente em forma de espátula, importante característica do gênero Phocoena.

Distribuição geográfica e hábitat

O golfinho-de-burmeister ocorre somente em águas costeiras temperadas e subantárticas da América do Sul.

Links externos

Encyclopedia of Life

World Register of Marine Species – WoRMS

Mapa de distribuição global da espécie

Phocoena dioptrica (Golfinho de óculos)

Características Físicas

Espécie da família Phocoenidae que atinge o maior comprimento: 2,2m. O corpo é robusto na porção anterior e vai-se afilando na porção posterior. A cabeça é arredondada e não existe bico definido. Apresenta um padrão de coloração característico com a região dorsal preta e a ventral branca.O contorno do manto dorsal é marcado por pequenas curvas. A linha da boca é preta e existe uma estreita faixa cinza que a liga às nadadeiras peitorais. O contorno dos olhos é preto e separado do manto dorsal por um arco estreito branco, semelhante a um “óculos”, daí o nome comum da espécie. A nadadeira dorsal está situada próximo ao centro do dorso, tem base larga e formato triangular. Seu contorno é suave, quase arredondado. As nadadeiras peitorais têm as extremidades arredondadas e podem ser brancas com bordas cinza ou totalmente escuras. Possui aproximadamente 32 a 50 pares de dentes espatulados.

Distribuição geográfica e hábitat

Espécie que se distribui nas zonas temperadas frias e subantárticas do Hemisfério Sul. Pode ser encontrado tanto em águas costeiras como em águas oceânicas.

Links externos

Arkive

Encyclopedia of Life

World Register of Marine Species – WoRMS

Mapa de distribuição global da espécie