↑ Voltar para Cetáceos

Odontoceti

A sub-ordem Odontoceti inclui todos os cetáceos que possuem dentes. Cerca de 35 espécies de odontocetos distribuídas em 6 famílias já foram avistadas em águas brasileiras.

Características Físicas

Os odontocetos podem atingir um comprimento que varia de 1,5 m a 17 m. Os machos são geralmente maiores que as fêmeas. A presença de dentes de igual tamanho (homodontia), crânio assimétrico, orifício respiratório único e um mecanismo de ecolocação são características comuns a todos os odontocetos. De comportamento gregário, a maioria alimenta-se principalmente de peixes, lulas e crustáceos.

Distribuição geográfica e hábitat

Os odontocetos também são encontrados em todos os oceanos. Algumas espécies são estritamente fluviais. As espécies marinhas podem ser costeiras, por vezes adentrando em estuários e rios, oceânicas ou podem ocorrer ao longo da borda da plataforma continental.

Para maiores informações sobre as famílias de odontoceti clique nos atalhos abaixo

Família Delphinidae

Família Iniidae

Família Pontoporiidae

Família Phocoenidae

Família Physeteridae

Família Kogidae

Família Ziphiidae

Delphinidae

Cephalorhynchus commersonii (Golfinho de commerson) Características Físicas O golfinho de commerson é uma das menoresespécies de odontocetos. Tem o corpo robusto e a cabeça cônica, com um rostro não evidente. A coloração do corpo é em sua maior parte branca. Apenas a cabeça, as nadadeiras peitorais e a porção posterior do corpo a partir da …

Ver página »

Iniidae

Inia geoffrensis (Boto, boto-vermelho, boto cor-de-rosa, boto amazônico) Características Físicas Espécie de corpo alongado portando uma corcova baixa no dorso no lugar da nadadeira dorsal. O bico é longo e bastante destacado do melão. A linha da boca é curva em direção aos olhos, que são muito pequenos. Uma peculiaridade desta espécie são os pequenos …

Ver página »

Kogidae

Duas espécies pertencem à Família Kogidae: Kogia breviceps e Kogia simus, de características muito semelhantes, embora a primeira seja levemente maior que a segunda. Animais crípticos, os kogídeos não formam grandes grupos. Frequentemente realizam acrobacias aéreas, saltos e outros comportamentos acima da superfície da água, nos quais é possível visualizar suas características. O encalhe em …

Ver página »

Phocoenidae

Phocoena spinipinnis (Golfinho-de-burmeister, golfinho-de-dorsal-espinhosa) Características Físicas Golfinho pequeno e robusto atingindo no máximo 2m quando adultos. O comprimento médio é de aproximadamente 1,5m. A cabeça é pequena e arredondada. Um bico definido está ausente. A linha da boca é pequena e ligeiramente curva para cima. As nadadeiras peitorais são grandes e arredondadas nas pontas. A …

Ver página »

Physeteridae

Physeter macrocephalus (Cachalote) Características Físicas Esta espécie possui uma grande cabeça retangular, que corresponde de 25 a 33% do seu comprimento total. É o maior dos odontocetos com um dimorfismo sexual marcante, pois os machos são bem maiores que as fêmeas. O comprimento máximo da espécie é de 18,3m para o macho e 12,5m para …

Ver página »

Pontoporiidae

Pontoporia blainvillei (Toninha, boto-cachimbo, boto-amarelo, franciscana) Características Físicas A característica mais distintiva dessa espécie é o bico extremamente longo e fino. O corpo é pequeno e robusto, de coloração cinza-amarronzada no dorso e a região ventral mais clara, podendo ser branca ou rosada. As nadadeiras peitorais são curtas, largas e espatuladas, com as bordas onduladas. …

Ver página »

Ziphiidae

Os membros da Família Ziphiidae caracterizam-se por apresentar dois sulcos em forma de V na região da garganta, depressões no corpo na região das nadadeiras peitorais e nadadeiras caudais relativamente grandes, geralmente sem a reentrância mediana. A maioria das espécies desta família reteve apenas um único par de dentes na mandíbula, os quais se desenvolvem …

Ver página »