A superfamília Mysticeti engloba todas as grandes baleias que possuem barbatanas, estruturas córneas semelhantes as nossas unhas que pendem da maxila superior em ambos os lados da boca. Tais estruturas funcionam como um aparelho filtrador por meio do qual as baleias capturamseu alimento (pequenos peixes e zooplâncton) ao ingerir a água do mar. A forma, o tamanho, o número e a flexibilidade das barbatanas variam de espécie para espécie e estão diretamente ligadas ao tipo de estratégia alimentar empregado.
Oito espécies de misticetos incluídos em duas famílias (Balaenidade e Balaenopteridae) são encontradas em águas brasileiras.
Caracterísitcas Gerais
Os misticetos são cetáceos que atingem grande tamanho corporal, variando de 6,4 m para a menor espécie, a baleia franca pigméia, até 30 m para a maior espécie, a baleia azul. Esta é o maior mamífero vivente na atualidade, mas também supera em tamanho os extintos dinossauros. Os misticetos machos são ligeiramente menores que as fêmeas. Todos os misticetos possuem crânio simétrico e um par de orifícios respiratórios situados no alto da cabeça. Em geral, são solitários exceto nas áreas de reprodução e alimentação.
Distribuição Geográfica
Os misticetos são encontrados em todos os oceanos. A maioria realiza grandes deslocamentos sazonais, chamados de migrações, desde as áreas de alimentação em altas latitudes até as áreas de reprodução em baixas latitudes.
Para maiores informações sobre as famílias de misticetos clique nos atalhos abaixo: